Linguagem (ciência)
Biossemiotica(linguagem da vida)
Acredita-se que é unicamente através da língua (escrita/verbal) que a comunicação se dá. Contudo, todo grupo humano produz, além da língua, sistemas de linguagens múltiplos e complexo que estão a todo o momento nos comunicando algo, ainda que nos encontremos em silêncio( Eco & Sebeok,2008). Dessa forma, há uma linguagem verbal(oral/ falada) e outras linguagens não-verbais(sons, cores,luminosidade,cheiros, gestos, texturas, formas,etc). Através dos quais representamos o nosso estar na trama do mundo. Todo e qualquer fenômeno humano que ser reproduz no espaço-tempo se caracteriza como um processo comunicativo e, sendo portador de uma linguagem estruturada a partir signos, é passível de análise a compreensão através de uma leitura semiótica.
A descoberta da linguagem do código ADN revelou que os fenômenos que determinam a vida se estruturam em linguagem e mediados por signos, sem os quais a mensagem, a informação e a ordem dos processos celulares vitais não seriam possíveis (idem (. Considerando que existe uma linguagem que estrutura a vida, a Biossemiotica corresponde ao estudo da semiose nos processos orgânicos, abordando tais fenômenos pela mediação de signos, e vai "investigar Não apenas a presença da natureza na cultura, mas também a presença de precursores da cultura na natureza".
Somos seres simbólicos. Até mesmo a vida só e possível em virtude da existência de uma linguagem que ordena seus elementos constituintes, desde as menores moléculas orgânicas até o complexo funcionamento do cérebro humano. (Santaella, 2012)
Comentários
Postar um comentário