Genes e cultura

 Genes e cultura


"A cultura é criada pela mente coletiva, e cada mente por sua vez é o produto do cérebro humano geneticamente estruturado. Gene e cultura estão, portanto, inseparavelmente ligados. Mas a ligação é flexível, em um grau ainda na maior parte não medido. A ligação também é tortuosa: os genes prescrevem regras epigenéticas, que são as vias e regularidades neurais no desenvolvimento cognitivo pelas quais a mente individual se constitui. A mente cresce do nascimento à morte absorvendo partes da cultura existente disponíveis para ela, com seleções guiadas por regras epigenéticas herdadas pelo cérebro individual.


Como parte da coevolução gene-cultura, a cultura é reconstruída a cada geração coletivamente na mente dos indivíduos. Quando a tradição oral é suplementada pela escrita e arte, a cultura consegue crescer indefinidamente e pode até cobrir gerações. Mas a influência determinante fundamental das regras epigenéticas, sendo genética e inextirpável, permanece constante.

Alguns indivíduos herdam regras epigenéticas que lhes permitem sobreviver e se reproduzir melhor no ambiente e cultura circundantes do que indivíduos que carecem dessas regras, ou que pelo menos as possuem em menor grau. Mas isso significa, através de várias gerações, que as regras epigenéticas mais bem sucedidas se disseminaram pela população junto com os genes que prescrevem as regras. Em conseqüência, a espécie humana evoluiu geneticamente por seleção natural no comportamento, tanto quanto na anatomia e fisiologia do cérebro.


Neste esquema intelectual os eventos causais da cultura se propagam "tortuosamente" dos genes para as células, depois para os tecidos, dali para o cérebro e para os sentidos, chegando ao aprendizado e ao comportamento social, nos fazendo "ver o mundo de certa maneira e aprender certos comportamentos de preferência a outros" (Wilson, 1999, p. 143).

Em outras palavras, regras epigenéticas são operações inatas no sistema sensorial e cérebro, são "regras práticas que permitem aos organismos encontrar soluções rápidas para problemas encontrados no ambiente. Elas predispõem os indivíduos a ver o mundo de certa forma inata e automaticamente fazer certas escolhas em vez 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o Eu Artists

Quem sou eu?

O escritor